Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra Divina….
“Explica o Ari ZaL que a vitalidade da Alma não vem por meio da comida que comemos mas sim por meio da palavra Divina que se encontra nela que é o lado espiritual dos alimentos
Porque o lado espiritual dos alimentos é chamado de de palavra Divina?
Diz o Ari ZaL que isso é uma referência às Bênçãos que fazemos antes de comer, indicando que por meio dessas Bençãos nos conectamos ao lado Divino desses alimentos.
A Bra’há, a Benção que fazemos antes e depois de comer, eleva o lado “Alma” dos alimentos que são pequenas revelações Divinas chamadas de “Centelhas Divinas”.
Essas “Centelhas Divinas” caíram nesse mundo por meio do fenômeno cabalístico conhecido como “a quebra dos receptáculos”, e se misturaram com o lado espiritual negativo do mundo.
Por meio da Brahá refinamos essas pequenas revelações Divinas tirando elas das impurezas espirituais do nosso mundo.
Delas nossa Neshamá, nossa alma Divina, recebe sua vitalidade e esse é o “alimento da Alma”.
Conclusão:
Quer que a sua Alma vibre cheia de energia positiva? Capriche nas Bra’hot!
Como fazer em casa o seu vinho para o Kidush:
Pela Hala’há um suco de uva verdadeiro também é considerado vinho para o Kidush, aqui vai uma receita para fazer o seu suco de uva “bore pri hagafen” para todos os Shabatot do ano, principalmente se você tem crianças em casa.
Modo de preparo:
1- Compre uvas de qualquer tipo, lave as uvas, separe elas dos galhos e coloque elas dentro de uma panela (de preferência de pressão)
2- coloque a mão sobre as uvas e adicione água e açúcar .
Essa água e açúcar tem que preencher somente os espaços entre as uvas.
Você coloca a mão em cima para elas não flutuarem em cima da água com açúcar sendo que a água com açúcar tem que preencher somente os “buraquinhos” entre as uvas mas não pode cobrir elas por cima nem se acumular separadamente no espaço de baixo caso elas flutuem.
3- Tampe a panela , acenda o fogo e deixe ferver um pouquinho.
Depois é só peneirar com uma peneira normal.
O que passar pela peneira é suco de uva “borê pri hagafen” considerado vinho pela Torá e o que ficar na peneira é geleia de uva.
Esse vinho é considerado também “mevushal”, o vinho fervido da Torá que sendo que não era oferecido patas a idolatria não entrou no decreto dos nossos Sábios e por isso também um judeu que não guarda Shabat ou alguém que não é judeu pode servir esse vinho patas todos
🌻🌻🌻🌻🌻
Flan (PARVE )
Ingredientes:
1/2 Xícara (Chá) de Açucar
6 Ovos inteiros
1/2 Xícara (Chá) de Coco ralado
3/4 de xícara de leite de coco ou leite de soja
Gotinhas de essência de Baunilha a gosto
Calda:
1/2 Xícara (Chá) de Açucar
Modo de Preparo:
Calda –
Coloque o açúcar em uma forma para pudim em fogo médio para fazer o caramelo, misture delicadamente com uma espátula até dourar e deixe esfriar
Flan –
Pegue seis ovos inteiros e verifique cada um separadamente em um recipiente transparente, para ver se tem no ovo um pouquinho de sangue. Caso haja descarte o ovo afetado
Coloque os 6 ovos inteiros verificados no liquidificador, adicione o açúcar , as gotas de baunilha, o coco, 3/4 de xícara de leite de coco ou leite de soja
Bata bem todos os ingredientes e coloque na forma com a calda.
Asse em banho-maria em forno médio 180 graus por 50 minutos ou até que fique firme
Retire do forno, espere esfriar e coloque na geladeira.
🌻🌻🌻🌻🌻
Mousse de Atum
Ingredientes:
2 latas de Atum em pedaços no óleo
4 ovos
4 colheres de catchup ou a gosto
1 pitada de sal
Já comprou os ingredientes?
Então mãos a obra, coloque tudo no liqüidificador , bata por um minuto, unte uma forma, coloque tudo dentro da forma e coloque essa forma no banho Maria dentro do forno por 40 minutos ou até ficar com aparência boa.
Coloque na geladeira e vc já tem um lindo peixe para Shabat muito gostoso.
Kuguel
Ingredientes:
6 Batatas
1 Cenoura
2 Abobrinhas Italianas
1 Cebola Grande
4 Ovos
3/4 Xícara de Chá de Azeite
Sal a gosto
Pimenta branca (opcional) a gosto.
Modo de Preparo:
Primeiramente, aqueça o azeite em uma panela por uns 3 minutos, unte um refratário com azeite e coloque-o para aquecer no forno, por alguns minutos também, enquanto prepara a receita.
Batatas: verifique se há presença de manchas ou buracos nas batatas, caso haja, estes devem ser removidos. Verifique também se há presença de túneis . Lave bem.
Rale as Batatas em ralo grosso ou passe pelo processador,
Abobrinhas:
Lave bem as abobrinhas. Se observar sinais de furos estas devem ser abertas pois podem ser sinais de larvas
Cenouras:
As cenouras devem ser bem lavadas, observe se possuem manchas escuras, partes moles ou furos caso haja, retire as partes afetadas
Cebolas:
Cebolas devem ser verificadas, retirando a primeira camada e as pontas, caso a cebola esteja com a casca mole ou com folhas verdes saindo de dentro dela, deve-se verificar todas as camadas contra luz, para ver se há alguma presença de verme.
Rale também em um ralo grosso, a abobrinha, a cenoura e a cebola.
Bata os ovos que devem ter sido verificados, um a um em recipiente transparente para ver se há presença de sangue; Caso haja, descarte.
Junte o sal, a pimenta, a abobrinha, a cenoura e a cebola;
Por último acrescente o azeite aquecido e mexa bem .
Coloque em no refratário e asse em forno médio até que fique dourado.
🌻🌻🌻🌻
Salada de Beringela (PARVE)
Ingredientes:
3 berinjelas médias
1 pimentão amarelo grande
1 pimentão vermelho grande
1 pimentão verde grande
4 cebolas médias
2 cenouras cruas raladas
manjericão à gosto
Azeitonas verdes fatiadas (opcional)
2 dentes de alho amassados
03 a 04 tomates maduros(eles vão soltar líquidos p umedecer a salada)
azeite de oliva o suficientepara regar a salada
Orégano a gosto
Sal a gosto
Páprica a gosto
Modo de Preparo:
O processo de verificação das berinjelas deve começar no ato da compra, não compre as que apresentarem furinhos pois é sinal certo de infestação. Retire a parte superior da berinjela, corte em fatias grossas e verifique se há presença de larvas, se houver descarte. Após a total verificação corte as fatias em cubos pequenos. Deixe-os numa mistura de água com um pouco de sal (1 colher de sopa) e um pouquinho de vinagre enquanto corta os demais legumes.
Corte os pimentões onde ficam as folhas, lave-os bem, abra-os e verifique se há presença de tolaim. lave-os bem por dentro e corte em pedaços pequenos, Descasque as cebolas e corte-as em cubinhos pequenos.
Os tomates devem ser bem lavados, cortados ao meio e feito a verificação se não apresentam furos ou tuneis de larvas. depois de lava-los bem, corta-los em cubos pequenos, tendo o cuidado de retirar as sementes..
Lavar as cenouras muito bem descascar e ralar.
Manjericão se for fresco, verificar folha por folha frente a luz ,e lava-las muito bem.
Deixar as folhas de molha por 15 minutos em uma solução de água e vinagre.
Escorra bem as berinjelas e coloque-as numa assadeira (ou um refratário) juntamente com os demais legumes que foram cortados. Junte algumas folhas de manjericão tempere com sal (use pouco) e o azeite de oliva. Leve ao forno pré-aquecido e após uns 10 ou 15 minutos retire e misture bem com uma colher. Volte a assadeira ao forno e deixe mais 15 minutos. Se tiver dúvidas sobre o tempo, teste furando a berinjela com a ponta de um grafo, elas devem estar macias .
Retire do forno e passe para um recipiente com tampa (de preferência de vidro) junte as azeitonas, orégano a gosto e o restante do azeite, misture e corrija o sal se necessário. Deixe descansar pelo menos uma noite (ou um dia) na geladeira antes de servir.
לא תם ולא נשלם הדף הזה הוא בלגן
8 Comments
Avraham Eitan Gloiber
Muiiiito gostoso !!!
ana luisa fernandes frederico
obrigada pelas receitas, irei adotá-la.
abraços.
ednawinter
Ai Rabino Gloiber!!!! O senhor nos salvou da fome rsrsrsr Pensei que não iria ter nada para comer em Pessach por conta da dieta asquenazi. Agora essas receitas me deixaram com muiiiiita fome!!! Muito Obrigada!!!!!!!! Receitas de Master chef Kosher!!!
Marcela
Vindo novamente para ver o conteúdo do blog, sempre
encontro dicas maravilhosas aqui…muito bom!
Bélit
Amei seu blog 🙂 Parabéns!!!
Adriana Rachel
Shalom!
Ótimas receitas!
Parabéns pelo site 💟