BAT-MITZVÁ 

“Bat” significa literalmente “filha de”, e “Mitzvá” significa “mandamento”. Assim, uma “Bat-Mitzvá” representa uma “filha do mandamento”.

Uma das ocasiões mais importante na vida de uma menina judia chega quando ela atinge a idade para entrar na aliança com D’us e no compromisso de manter, estudar e praticar todos os mandamentos da Torá, aos doze anos de idade.

O sagrado livro Zôhar explica que no dia do décimo segundo aniversário de uma menina, a alma Divina é revelada com maior intensidade, e exerce uma maior influência. Neste momento as jovens tornam-se aptas a responder pelo cumprimento das Mitzvot.

No caso da menina não uma obrigação mas sim uma coisa boa reunir suas amigas e familiares onde algumas palavras de Torá deverão ser proferidas, seguida de uma seudat Mitzvá, refeição festiva.

Ao contrário da cerimônia de Bar-Mitsvá do menino, que implica na colocação dos tefilin e sua chamada pela primeira vez à Torá, esta data não requer nenhum ato religioso específico, já que

o Bat-Mitsvá ocorre um ano antes do Bar Mitzvá do menino, pois D’us abençoou as mulheres com um grau maior de compreensão e ligação com o Criador.

Costumes

• As meninas, ao completarem doze anos, chegam à idade da maturidade, e têm a responsabilidade de assumir o cumprimento das Mitzvót.

• É uma Mitzvá fazer uma refeição festiva no dia do Bat-Mitzvá, de forma discreta, conforme nossos sábios explicam que a discrição é uma das maiores virtudes da mulher.

• É costume no dia do Bat-Mitzvá a jovem e seus pais aumentarem a doação que habitualmente reservam para caridade, ato que lhes traz uma bênção especial.

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Por que nos tornamos um Bar ou uma Bat Mitzvá na adolescência?

Porque acontece algo dramático às nossas mentes nessa época. Uma espécie de despertar, um estado de consciência, uma percepção de que “eu existo”.

Sábios judeus chamam de da’at – mal traduzido como “conhecimento” ou “consciência”. Conhecimento geralmente significa conhecimento sobre coisas fora de si mesmo. Mas este da’at é o conhecimento daquele que está conhecendo o “Eu”.

Nada é mais assustador que este auto-conhecimento– porém nada é mais habilitante. Sem ele, não há reconhecimento, liberdade, nenhuma maneira de tomar sua vida em suas próprias mãos. Todas essas coisas se tornam possíveis somente quando você pode olhar para si mesmo e dizer: “Por que eu fiz aquilo e não fiz isso?”, “Isso é realmente o que eu quero fazer?”, “Isso é realmente quem eu quero ser?”

Somente então podemos chamar você de uma Bat Mitzvá.

Não, não é de repente. Adquirir da’at é um processo gradual. Ele parece bastante relacionado com o desenvolvimento da fala. De fato, a Mishná nos diz que aquele que carece da fala – um surdo-mudo não treinado – também é carente em da’at.

Aos três anos de idade, a maioria das crianças tem da’at suficiente para começar a aprender a diferença entre certo e errado. É por isso que aos três anos uma criança judia tradicionalmente inicia sua educação formal. Novas descobertas do ser continuam em estágios críticos da infância – e até mesmo mais tarde. É somente aos vinte anos de idade, os sábios determinaram, que a maioria das pessoas desenvolve uma “mente própria .”

Mas nenhuma transformação na vida pode se comparar com aquela da adolescência. Naquela idade, o da’at sai do seu casulo e emerge em ser humano; um ser que conhece a si mesmo.

Saber é tudo. O mundo começa a ser, dizem os cabalistas, porque D’us sabe disso. Assim, saber é a base da qual todas as coisas são feitas: Tudo é saber.

Os elétrons sabem a direção dos pólos positivos e negativos de seu campo eletromagnético – se não soubessem, não teríamos eletricidade em nossas casas. Todo átomo conhece todo outro átomo no universo – caso contrário não teríamos gravidade. Toda célula viva conhece o código de sua própria reprodução e o padrão

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Vale a pena estudar os seguintes assuntos antes do Bat ou Bar Mitzvá

PORQUE SOMOS CHAMADOS DE JUDEUS?

Há 3.500 anos atrás todas as pessoas rezavam para estátuas. Elas achavam que aquelas estátuas eram Deus que criou o mundo.

Uma criança chamada Avraham descobriu que existe um Deus de verdade. Deus que é a essência do bem e que quer somente o nosso bem Deus que criou o universo inteiro e que só para Ele temos que rezar.

Avraham sempre ensinava todos rezarem para Deus. Avraham cresceu e se casou com Sarah. Deus se revelou para ele e pediu para ele mudar para o lugar que seria futuramente a terra de Israel

Eles fizeram uma tenda no deserto e recebiam hóspedes o tempo todo, esses hóspedes eram pessoas que estavam viajando no deserto

Ele dava para os viajantes comida e bebida, e quando eles queriam agradecer, Avraham dizia para eles:- Deus criou tudo o que tem no mundo e também tudo o que eu dei para vocês. No lugar de me agradecer eu quero que vocês agradeçam às Deus! E assim Avraham ensinava eles a rezarem para Deus

Avraham ensinava para eles que Deus é tão mais do que tudo que não podemos comparar Ele às essas estátuas que tem olhos mas não vêem. Deus é tão elevado que não temos como imaginar ele de tão acima de tudo que ele é. Ele é infinito e está em todo lugar, e em cada lugar a revelação dele é de um nível diferente. E o principal é que Deus é a essência do bem e a natureza de quem é bom é fazer o bem

Avraham e Sarah ficaram velhos e ainda não tinham um filho. Deus se revelou para ele, fez um pacto com ele e prometeu para ele que os descendentes dele vão herdar essa terra, (que hoje é chamada de terra de Israel) Deus prometeu para ele que ele vai ter um filho e pediu para ele fazer um Brit Milá com noventa e nove anos de idade.

E assim Avraham se tornou o primeiro judeu, por causa daquele pacto que ele fez com Deus. Naquela época ainda não fomos chamados de judeus. Avraham foi chamado por todos de hebreu que quer dizer “a pessoa da outra margem do rio” , tanto pelo fato de ele ter vindo da outra margem do rio Jordão, quanto pelo fato de ele estar do lado de Deus e o mundo inteiro do outro lado

Com 100 anos de idade Avraham teve um filho com Sarah e chamaram ele de Itzhak. Quando Itzhak tinha 40 anos de idade dele se casou com Rifká e quando ele tinha 60 anos eles tiveram dois filhos gêmeos. Um deles se chamou Yaakov

Yaakov foi se casou com Rahel e Leah. Ele teve 12 filhos que deram origem à treze tribos de Israel. E porque eles são chamados de tribos de Israel? Porque uma vez Yaakov lutou contra um anjo e venceu. O anjo disse para Yaakov que agora o nome dele vai ser Israel porque ele lutou contra um anjo e venceu, e essa é a primeira vez na nossa história que aparece esse nome Israel, e sendo que nós somos os descendentes dele somos chamados de o “Povo de Israel”

Avraham, Itzhak e Yaakov são chamados de os nossos “Patriarcas”

Sarah, Rifká, Rahel e Leah são chamadas de as nossas “Matriarcas”

Yaakov desceu para o Egito com toda a família e lá nos tornamos um grande povo, o “Povo de I

Os egípcios nos escravizaram. Nosso povo rezou para Deus e pediu para Ele nos tirar do Egito. Deus fez para nós milagres sobrenaturais e mandou nosso maior profeta que era chamado Moshê tirar o nosso povo do Egito. Deus mandou dez pragas sobre o Egito até eles deixarem nosso povo sair de lá. Depois que eles nos deixaram sair, eles nos perseguiram novamente.

Nosso povo chegou até o mar e não tinha mais como fugir. Quando os egípcios já estavam quase nós alcançando Deus fez um milagre sobrenatural. O mar se abriu milagrosamente e nós passamos, os egípcios entraram atrás de nós para nós levar de volta para a escravidão e o mar fechou sobre eles. Assim Deus nos salvou

Nosso povo chegou até o Monte Sinai que ficava no meio do deserto, e lá recebemos a Torá, lá recebemos os Mandamentos Divinos, lá nos tornamos oficialmente o povo escolhido por Deus, o povo de Israel. De lá fomos para a Terra que Deus tinha prometido para os nossos Patriarcas. Naquela época ela era chamada de Knaan, e nós fomos transformar ela em Terra Santa, em Terra de Israel

Na época dos Patriarcas éramos chamados de hebreus e por isso nossa língua é o hebraico

Recebemos a Torá e nos tornamos o povo escolhido, o povo de Israel, e por isso somos chamados de israelitas.

Mas porque hoje somos chamados de judeus?

Quando um menino Judeu faz 13 anos ele se torna apto a cumprir todos os mandamentos da Torá, por isso , antes dos 13 ele faz um “curso de Bar Mitzvá” ,ou seja, uma revisão geral das Mitzvót (Mandamentos Divinos) relacionadas aos homens.

As meninas fazem o “Bat Mitzvá” com 12 anos (de novo as mulheres na frente!!!) E fazem um”curso de “Bat Mitzvá” , ou seja, uma revisão de todos os Mandamentos Divinos relacionadas às mulheres.
A leitura do Sefer Torá na sinagoga é um mandamento dos meninos. Estou colocando aqui um link gratuito para aprender a ler na Torá http://www.ben13.co.il/

A Parashá que será lida no dia do Bar Mitzvá deve ser a Parashá da semana em que o menino nasceu.
O conversor de datas com esses dados se encontra na página “Calendário e Festas Judaicas” . Qualquer dúvida entre na página ” Pergunte ao Rabino” e deixe a sua pergunta.
Os sinais de música da leitura da Torá que são na verdade a pontuação da Torá chegaram à nós desde Moshe Rabeinu.

O Midrash nos conta que quando Hashem disse para Moshe que ele iria falecer naquele dia, Moshe escreveu treze Sifrei Torá , um para cada tribo e um para ficar guardado na arca como referência de correção para qualquer Sefer Torá que fosse escrito depois.

Existem opiniões se naquele dia ele escreveu tudo milagrosamente ou terminou os Sifrei Torá que já tinha escrito unindo os pergaminhos .

Tem quem diz que esse Sefer Torá que ficava na arca era lido pelo Cohen Gadol no Beit Hamikdash no dia de Yom Kipur.

Os sinais de música ashkenazim podem ser aprendidos nesse link

https://youtu.be/s9Nxsix2-Xo
https://youtu.be/_87a2Qn7ETU

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תוכנית לימודים לבר מצווה

תפילה
קצת דיני השכמת הבוקר ונטילת ידיים
, נקיון הגוף והמקום לדבר שבקדושה
, לבישת בגדים כיפה
וציצית
, אותיות וניקוד
, הכרת הסידור ותפילות הבסיסיות , תפילין

כשרות
איזה אוכל מותר לקנות בכל מקום ואיזה צריכה הכשר, השגחות, מאכלות אסורות

ברכות הנהנים
דין קדימה בברכות
, נטילת ידים לסעודה וברכת המוציא
על איזה דברים צריכין לברך בנפרד בתוך הסעודה
מים אחרונים
, זימון
וברכת המזון
, ברכות על מאכלים מחשמת מיני דגן
, ברכת היין
כללים בברכה ראשונה ובברכה אחרונה
ברכת בורא פרי העץ
ובורא פרי האדמה
ברכת שהכול
דין עיקר וטפל
, דיני טעות בברכות
ברכת הריח
ברכת שהחיינו

שבת
התפילות של שבת ויום טוב, קידוש וסעודות בלילה וביום, קצת ממלאכות האסורות בשבת, ארבע רשויות לשבת, דיני הוצאה דרך מלבוש ותכשיט, דיני רחיצה, דיני מוקצה בשבת, דין בסיס לדבר האסור, הבדלה

יום טוב
הבדלים בין שבת ליום טוב, שמחת יום טוב יום, דיני חול המועד

לוח עברי
ראש חודש וקידוש לבנה, חודשי השנה וחגיהם, שנה מעוברת

ראש השנה
חודש אלול וסליחות, התרת נדרים, הסימנים, תקיעת שופר, תשליך, צום גדליה, עשרת ימי תשובה

יום כיפור
ערב יום כיפור, סדר ליל יום הכיפורים, הלכות יום הכיפורים

סוכות
הלכות סוכה, דיני ישיבה בסוכה, ארבעת המינים, שמחת בית השואבה, הושענא רבה, שמיני עצרת ושמחת תורה

חנוכה
סדר הדלקת נרות, הלל, קצת מנהגים

פורים
תענית אסתר, קריאת המגילה, משלוח מנות, מתנות לאביונים וסעודת פורים
חג הפסח
מה זה חמץ, איזה חמץ אסור להשהותו בפסח ואיזה מותר, נקיון הבית וקניות לפסח, דין מכירת חמץ, הלכות בדיקת וביטול חמץ, קצת דינים מלוקטים לפסח,ליל הסדר, ספירת העומר

ל״ג בעומר
סיפורים ומנהגים

חג השבועות
דינין, סיפורים ומנהגים

תענית ציבור על חורבן בית המקדש
עשרה בטבת, יז תמוז, בין המייצרים, תשעה באב, צום גדליהו

ענייני עבודה זרה ועיקרי האמונה
צורות האסורות, איסור כתובת קעקע, איסור גילוח פאות הראש והזקן, שלא לנחש לעונן ולכשף, שלוש עשרה העיקרים של הרמב״ם

מושגים בסיסיים בענייני
מזוזה, איסור רכילות, ביקור חולים, נדרים ושבועות, לא ילבש גבר שמלת אשה, איסור צער בעלי חיים

מושגים בסיסיים בענייני
צדקה, גניבה וגזילה, נזקי ממון, שאלה, שכירות וקניה, אבידה ומציאה, פקדון

 

בכבוד רב

PARASHAT METZORÁ

A Torá nos conta sobre manchas que poderiam aparecer nas paredes das casas, nas roupas e nas pessoas. Essa mancha é chamada de “Nega Tzaraat” , a pessoa portadora dela é chamada de “Metzorá”. Isso foi traduzido erroneamente como lepra, doença causada pelo Mycobacterium leprae, mas é um verdadeiro erro de tradução como veremos a seguir:

Don Itzhak Abarbanel foi o grande Tzadik que encorajou os judeus espanhóis na época da inquisição a deixarem a Espanha e não fazerem idolatria. Ele nos explicou que a “Tzaraat” não é uma doença física, mas sim uma “praga” mandada dos céus que aparecia de uma maneira sobrenatural, e sua cura era por meio de um ritual espiritual como ele explica detalhadamente:

1- O Cohen começa a purificação do “Metzorá” com o abate de um pássaro em um pote de barro , nos mostrando que o ser humano é como um pote de barro na mão do seu artesão que vai modelando ele conforme a sua vontade. (nos indicando que a Tzaraat vem de Hashem para melhorar nossa forma, nosso caráter).

2- Dentro desse pote de barro onde é feito o abate do pássaro são colocadas águas de fonte (em hebraico “águas vivas”) representando a Torá que está no coração de cada um de nós , e por não a guardarmos da maneira correta morre o pássaro abatido (representando que a Tzaraat aparece por meio de nossas ações e não por contágio).

3- Um pássaro vivo é mergulhado (mas continua vivo) no sangue do pássaro morto , nos ensinando que a “Tzaraat” por natureza não é doença e nem é contagiosa (como na lepra pelas vias respiratórias) mas sim um decreto Divino ligado ao comportamento errado daquela pessoa (representando pelo pássaro morto).

4- A cura de “Tzaraat” não acontece de maneira natural, mas sim de maneira milagrosa, e por isso o “Metzorá” vai para o Cohen e não para o médico.

5- A “Tzaraat” da roupa, e da casa, é a mesma que a das pessoas, e ela não tem nenhum vínculo a doenças do corpo humano; pois, o fato de que a mesma Tzaraat pode aparecer em paredes (mineral) e em roupas (vegetal e animal) nos obriga a ver a Tzaraat como expressão sobrenatural, milagrosa.

Conclusão: depois dessa explicação tão detalhada do Don Itzhak Abarbanel, vemos que o certo é transcrever a palavra Tzaraat, e não pegar uma tradução errada, a qual tem por fonte aquela mesma idolatria que por causa dela Don Itzhak Abarbanel teve que sair da Espanha com seiscentos mil judeus na inquisição!

A “Tzaraat” era um decreto Divino que afetava principalmente pessoas que causavam intrigas entre marido e mulher, ou entre uma pessoa e outra, pessoas que causavam separações.

Por isso, primeiro o Metzorá era separado do acampamento (porque causou separações) e depois sua purificação envolvia dois passarinhos (que tem a característica de piar na casa de um e na casa de outro representando o que ele fazia). Mas nem sempre a Tzaraat era um decreto Divino para corrigir a personalidade da pessoa (enriquecê-la espiritualmente) , ocasionalmente a Tzaraat era um decreto Divino para enriquecer a pessoa materialmente.

O Midrash nos conta em nome de Rabi Shimon Bar Yohái, que quando os povos de Cnaan ouviram que o povo de Israel estava se preparando para vir conquistá-la; se prepararam para nos “receber”, e entre outras coisas esconderam nas paredes e embaixo do piso das casas todos os seus tesouros. Depois, quando fugiram, muitos esqueceram ou não tiveram tempo de pegar os tesouros, que continuaram escondidos nas paredes.

Conta o Midrash que o bom D’us disse:- Prometi para o povo de Israel casas repletas com tudo de bom, e quem vai avisar eles sobre os tesouros que eles têm em casa?

Portanto, continua o Midrash, quando aparecerem sinais de Tzaraat a pessoa será obrigada a demolir a casa, é aí ele encontra os tesouros escondidos! Então a Tzaraat , e como consequência a destruição da casa , eram uma grande alegria para eles porque dessa maneira eles encontravam fortunas escondidas.

Daqui aprendemos um ensinamento básico para todos os acontecimentos de nossa vida:

Quando temos “tzarot”(sofrimentos) e achamos que estamos passando por uma fase ruim e que D’us esqueceu só de nós, temos que nos lembrar que por causa dessas “tzarot” vamos descobrir tesouros de todos os tipos que não descobriríamos a não ser por meio (no mérito) dessas tzarot.

Como disse o rei David no Tehilim:-“de noite dormimos chorando e de manhã acordamos cantando”; ou seja, o mesmo que causou para dormirmos chorando, ela vai nos fazer acordar cantando! E não se trata de pegar experiência com as “tzarot”, mas sim tesouros verdadeiros , ou seja, depois que a “casa quebra” ficamos ricos de verdade!

Principalmente agora que já passamos por todos os sofrimentos, já está na hora de Mashiach chegar, e veremos com nossos próprios olhos que nunca existiram sofrimentos, mas tudo era a bondade Divina oculta que agora chegou a hora de ela se revelar em breve em nossos dias!

Rabino Gloiber
Sempre rezando por vocês
www.RabinoGloiber.com

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אברהם איתן גלויבר

תם ולא נשלם