https://pt.chabad.org/calendar/converter_cdo/aid/6225/jewish/Date-Converter.htm

O ciclo do ano Judaico 

Os meses judaicos e as comemorações do ciclo do ano Judaico

Os Meses Judaicos são:

Tishrei , Heshvan , Kislev , Tevet , Shevat , Adar (às vezes, Adar II também) Nissan , Iyar , Sivan Tamuz , Av , Elul

Mês de TISHREI 
Rosh Hashaná 

Uma festa de dois dias na categoria de Yom Tov em relação às refeições festivas e às proibições de trabalho no Yom Tov

Ouvimos o toque do Shofar, comemos uma refeição festiva, fazemos Kidush e comemos Halá com mel  e também comemos frutas que seus nomes lembram coisas boas

Yom Kipur 

Um jejum de 24 horas na mesma categoria de proibição de trabalho como o Shabat

Não comemos e nem bebemos, não colocamos sapatos de couro, não tomamos banho e nem temos relações conjugais, rezamos bastante

Sucot  

Uma festa de sete dias na qual os primeiros dois dias estão na categoria de Yom Tov em relação às refeições festivas e às proibições de trabalho no Yom Tov

Comemos na Sucá durante os sete dias de Sucot e fazemos uma benção especial sobre os Arbaat HaMinim, quatro espécies de plantas que são o Etrog,o Lulav, o Hadas e o Aravá. Essa benção é feita todos os dias fora Shabat

Shemini Atzeret 

Uma festa de um dia na categoria de Yom Tov em relação às refeições festivas e às proibições de trabalho no Yom Tov

Dançamos com o Sefer Torá na Sinagoga

Sim’Hat Torá 

Uma festa de um dia na categoria de Yom Tov em relação às refeições festivas e às proibições de trabalho no Yom Tov

Dançamos com o Sefer Torá na Sinagoga

Mês de HESHVAN 

Não tem festas judaicas.

Mês de KISLEV
Hanuká 

Uma festa de oito dias na qual acendemos velas todas as noites acrescentando uma vela cada noite

O trabalho é permitido mas as mulheres e meninas costumam não fazer trabalhos durante o tempo em que as velas estão acesas

Mês de TEVET 
Jejum de Assará Betevet

Não comemos e nem bebemos durante o dia

O trabalho é permitido

Mês de SHEVAT
Tu B´Shevat – O Ano novo das árvores

Costumamos comer frutas de árvore, o trabalho é permitido

 

Mês de ADAR 
Taanit Esther 

Não comemos e nem bebemos durante o dia, o trabalho é permitido

Purim

Uma festa de um dia na qual o trabalho é permitido

Meguilá – Na noite e no dia ouvimos a leitura da Meguilá de Ester

Mishloa’H Manot –  de dia mandamos duas porções de comidas prontas para duas pessoas, os homens mandam para os homens e as mulheres para as mulheres

Matanot LaEvionim – damos dinheiro para dois pobres

Seudat Purim – fazemos uma refeição festiva e os homens costumam beber bastante

Mês de Nissan 
Pessa’h  

Uma festa de oito dias

Hametz – Durante os oito dias não podemos comer ou até mesmo possuir Hametz ou derivados de Hametz

Leil Hasseder – Nas primeiras duas noites comemos Matzot , bebemos quatro copos de vinho ou suco de uva e lemos a Agadá de Pessa’h

Os primeiros dois dias estão na categoria de Yom Tov em relação às refeições festivas e às proibições de trabalho no Yom Tov lembrando que a proibição de comer Hametz é durante todos os oito dias da festa de Pessa’h

Os últimos dois dias estão na categoria de Yom Tov em relação às refeições festivas e às proibições de trabalho no Yom Tov lembrando que a proibição de comer Hametz é durante todos os oito dias da festa de Pessa’h

 

Mês de IYAR 
Pessach Sheini

O trabalho é permitido e costumamos comer um pouquinho de Matzá, mas é permitido comer Hametz em Pessa’h Sheini

Mês de Sivan
Shavuot

Uma festa de dois dias na categoria de Yom Tov em relação às refeições festivas e às proibições de trabalho no Yom Tov

Costumamos fazer o kidush do dia com laticínios e ouvir os Dez Mandamentos na leitura da Torá na Sinagoga

Mês de Tamuz 
Jejum de 17 de Tamuz

Não comemos e nem bebemos durante o dia, o trabalho é permitido

Mês de Av 
Jejum de Tishá BeAv

Não comemos e nem bebemos, não colocamos sapatos de couro, não tomamos banho e nem temos relações conjugais. O trabalho é permitido mas não é recomendado

Mês de ELUL
Seli’hot

No mês de Elul acrescentamos a reza de Seli’hot

 

Clique na imagem para fazer o download do Calendário 5784

Acesse o link  abaixo para descobrir a data de seu aniversário hebraico que é  o dia em que você realmente nasceu!  É possível instalar, gratuitamente, um aplicativo no seu computador ou Smartphone, para acompanhar As datas importantes no judaísmo .

https://pt.chabad.org/calendar/converter_cdo/aid/6225/jewish/Date-Converter.htm

O Calendário Judaico

O calendário judaico é lunar e solar simultaneamente

O ciclo lunar dura aproximadamente 29,5 dias e um ano lunar de 12 meses lunares contém 354 dias. .

O ano solar tem 365 dias de duração, o que torna um ano lunar aproximadamente 11 dias mais curto que um ano solar.

A Torá determina que a festa de Pessa’h tem que acontecer na primavera, usando como referencial climático a terra de Israel.

Para manter o ano lunar sincronizado com as estações do ano solar, adicionamos um mês completo a cada dois ou três anos, e isso acontece sete vezes em um ciclo de 19 anos.

O ano de treze meses é chamado de Shaná Meuberet, um “ano grávido”.

A Torá nos traz duas formas de contarmos o ano.

1 – A forma “prática”, na qual contamos o ano judaico a partir da criação do mundo.

Esse é o nosso calendário judaico usado dia a dia, que começa no mês de Tishrei e termina no mês de Elul.

Esse calendário era usado antigamente para qualquer assunto de documentação e sempre foi o nosso calendário oficial.

2 – A forma clássica, na qual contamos o ano judaico a partir da saída do Egito. Esse calendário  é mais teórico do que prático. Ele começa no mês de Nissan e termina  no mês de Adar, e era usado antigamente para determinar os anos de reinado dos reis judeus.

Sendo que a Torá chama o mês de Nissan de primeiro mês dos meses do ano e ela também chama o mês de Nissan de o mês da primavera.

Por isso, para alinharmos o calendário lunar com o solar para que o mês de Nissan caia na primavera, para fazer o Shaná Meuberet, adicionamos um mês no final do ano clássico da Torá que começa em Nissan, por isso o Shaná Meuberet tem dois meses de Adar, o Adar I e o Adar II.

 

Mais detalhes sobre o calendário judaico

Os meses judaicos são Lunares

É por eles que são determinadas as festas judaicas, o horário das Tefilot (rezas) e outras Mitzvót.

O mês judaico se inicia com o nascimento da lua que aparece no céu como um crescente estreito que gradualmente se torna mais pleno a cada noite, até ficar perfeitamente cheio e redondo, no meio do mês.

Então, a Lua “encolhe” até desaparecer totalmente por volta do fim do mês, apenas para reaparecer no começo do novo mês.

Quando a Lua surge primeiramente como um estreito crescente, é chamada em hebraico de Molad que é o nascimento da Lua.

No Shabat anterior a Lua nova, anunciamos e abençoamos o novo mês (exceto o mês de Tishrei, que é abençoado unicamente pelo próprio D’us)

De um nascimento da lua ao seguinte passam-se pouco mais de 29 dias e meio.

Esta é a duração do mês judaico.

Mas sendo que não podemos ter metade do dia pertencendo a um mês e a outra metade ao seguinte, o calendário foi construído de maneira a termos, às vezes 29 dias, e às vezes 30 dias no mês judaico.

Nunca mais, nem menos.

É por isso que, às vezes, temos um dia de Rosh Hodesh (início do mês) e às vezes dois.

Quando temos um dia de Rosh Hodesh, significa que o mês que se finda tem 29 dias

Se temos dois dias de Rosh Hodesh, o primeiro pertence ao mês anterior, ou seja, é o 30º dia do mês que termina, enquanto o segundo dia de Rosh Hodesh é o primeiro dia do novo mês.

Num ano “comum” temos seis meses “cheios” (ou “completos”) de 30 dias cada, e seis meses “curtos” de 29 dias, seguindo-se um ao outro (30, 29, 30, 29 etc).

Isso nos dá um total de 354 dias no ano lunar

Em certos anos “perdemos” um dia, e em outros “ganhamos” um, fazendo com que o número total de dias num ano seja de 353, 354, ou 355, conforme o caso.

Há boas razões para isso, como, por exemplo, evitar que Yom Kipur caia numa sexta-feira, ou num domingo, para não se seguirem dois dias de Shabat.

É importante conhecer o calendário judaico, para saber quando chegam as nossas festas religiosas.

Rosh Hashaná, por exemplo, é o primeiro e segundo dia de Tishrei
Yom Kipur é o décimo dia de Tishrei, e Sucot começa no décimo quinto dia de Tishrei

Pessa’h começa no décimo quinto de Nissan, e Shavuot é no quinquagésimo dia seguinte, (6 e 7 de Sivan).

O próprio Rosh Hodesh é como se fosse um pequeno feriado e têm até rezas especiais.

Na Amidá e no Birkat Hamazon, por exemplo, costumamos acrescentar Yaalé Veiavô.

A Torá nos fala do mês e do dia da celebração de uma festa, como também da estação do ano em que deve ser comemorada.

Por exemplo, que Pessa’h deve ser na primavera, considerando-se as estações do Hemisfério Norte, a estação em que nossos antepassados saíram do Egito

Por isso não podemos ignorar o sistema solar que determina as quatro estações do ano (Tekufot).

O Ano Solar tem pouco menos de 365 dias e meio, enquanto o Ano Lunar tem cerca de 11 dias a menos!

Portanto, se ignorarmos inteiramente o Ano Solar, nossas festas não seriam na mesma época a cada ano, com relação à estação do ano, e iriam atrasar 11 dias.

Em cerca de três anos, sairiam fora de sua respectiva estação por aproximadamente um mês

Em nove anos, por cerca de três meses.

E a festa de Pessa’h que pela Torá tem que ser na primavera cairia no Inverno !

Por essa razão, não devemos permitir que o Ano Lunar se distancie do Ano Solar, e sempre devemos aproximá-los.

É por isso que o calendário judaico tem um mês a mais a cada três anos, ou seja, os 11 dias de diferença a cada três anos formam um novo mês de Adar.

Adicionamos um mês de Adar, e o mês de Adar normal se torna Adar , empurrando Nissan para o seu lugar apropriado, que é na Primavera

E assim todas as outras festas cairão na época certa e nas estações adequadas.

O calendário judaico é de fato maravilhoso.

Nossos sábios, que construíram um calendário para todos os tempos, eram realmente sábios nas ciências da Astronomia e da Matemática.

É preciso um período de 19 anos para “ajustar” o Ano Lunar e o Ano Solar, para que ambos comecem exatamente ao mesmo tempo, sem defasagem.

Portanto, o calendário judaico está dividido em períodos (ou ciclos) de 19 anos. Em cada período, ou ciclo, há sete anos embolísmicos: o 3º, 6º, 8º, 11º, 14º, 17º e 19º.

Assim, torna-se fácil descobrir se aquele ano judaico vai ter dois meses de Andar ou um só. Divide-se o ano judaico por 19; se o resto for 3, 6, 8, 11, 14, 17 ou 19 (no último caso, não sobrará resto), este será um ano com dois meses de Adar.

Rosh Hodesh

O calendário judaico é baseado na Lua. Ela aparece no céu no início de cada mês judaico como um crescente estreito, que gradualmente se torna mais pleno a cada noite, até ficar perfeitamente cheio e redondo, no meio do mês.

Então a Lua “encolhe” até desaparecer totalmente por volta do fim do mês, apenas para reaparecer no começo do novo mês.

Quando a Lua surge primeiramente como um estreito crescente, é chamada de “novilúnio” (em hebraico Molad – “nascimento da Lua”).

No Shabat antes da Lua nova, anunciamos e abençoamos o novo mês (exceto o mês de Tishrei, que é abençoado unicamente pelo próprio D’us).

De um novilúnio ao seguinte passam-se pouco mais de vinte e nove dias e meio. Esta é a duração do mês.

Mas sendo que não podemos ter metade do dia pertencendo a um mês e a outra metade ao seguinte, o calendário foi construído de maneira a termos, às vezes, vinte e nove dias, e outras vezes, trinta dias no mês judaico, nunca mais do que trinta e nunca menos do que vinte e nove.

É por isso que às vezes temos somente um dia de Rosh Hodesh que o início do mês e às vezes dois.

Quando temos um dia de Rosh Hodesh, significa que o mês que terminou tinha somente 29 dias.

Quando temos dois dias de Rosh Hodesh, o primeiro pertence ao mês anterior, ou seja, é o 30º dia do mês que terminou, e o segundo dia de Rosh Hodesh é o primeiro dia do novo mês.

Num ano “comum” temos seis meses “cheios”, ou seja, “completos”, que são os meses de 30 dias cada, e seis meses “curtos” de 29 dias, seguindo-se um ao outro (30, 29, 30, 29, etc).

Isso nos dá um total de 354 dias no ano judaico. Em certos anos “perdemos” um dia, e em outros “ganhamos” um, fazendo com que o número total de dias num ano seja de 353, 354, ou 355, conforme o caso.

Há boas razões para isso, como, por exemplo, evitar que Yom Kipur caia numa sexta-feira, ou num domingo, para não se seguirem dois dias de Shabat.

A Torá nos diz que Pessa’h deve ser na primavera, considerando-se as estações do hemisfério norte, que é a estação em que nossos antepassados saíram do Egito

Portanto, não devemos ignorar o sistema solar que determina as quatro estações do ano que em Hebraico são chamadas de “Tekufot”.

O Ano Solar tem pouco menos de 365 dias e meio, enquanto o Ano Lunar tem cerca de onze dias a menos!

Portanto, se ignorássemos inteiramente o Ano Solar, nossas festas não seriam na mesma época a cada ano com relação à estação do ano, e iriam atrasar onze dias.

Em cerca de três anos, sairiam fora de sua respectiva estação por aproximadamente um mês; em nove anos, por cerca de três meses. Pessa’h não seria mais na primavera, e sim no inverno!

Por essa razão, não devemos permitir que o Ano Lunar se distancie do Ano Solar.

Por isso o calendário judaico tem um mês a mais a cada três anos, enquanto os onze dias de diferença formam cerca de um mês.

Adicionamos mais um mês de Adar empurrando o mês de Nissan para frente, para o seu lugar apropriado na primavera.

תם ולא נשלם